domingo, 11 de novembro de 2007

Pérolas do ENADE.

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em si é uma pérola. Para quem não sabe, é o antigo provão do MEC, onde alunos de faculdade precisam realizar provas para avaliarem o nível do curso. Acho que faltou mencionar que é uma prova onde sorteiam alguns alunos de ensino superior, e esses são simplesmente obrigados a fazer a prova. Se não quiser fazer, sem problemas... ops, tem um pequenino problema: não irá receber o diploma do curso.

Explicando a primeira frase: não vejo como eles podem avaliar algo obrigando a fazer a prova. Veja só... dia bonito, de sol na ilha de Florianópolis Santa Catarina. E eu tenho que sair de casa para ir até uma outra cidade fazer prova. Tudo bem que eu quis fazer a prova, eu fiz eu ser escolhida (detalhes a parte). E tudo bem que teve umas coincidências bizarras, que eu não posso mencionar pq minha saúde financeira entraria em risco...

Voltando ao assunto... muita gente fez a prova com muito mal gosto, a prova para quem estava no começo do curso (eu) e para quem estava terminando o curso era a mesma. E então eu descubro que minha tarde ali foi em vão. Tudo porque sou da primeira turma, logo não tinha alunos concluintes fazendo a prova. Logo, nossos dados não servirão pra muita coisa (ah, avaliar como os ingressantes no curso estão? Enem/Vestibular é pra que??).

Como a prova foi hoje (11/11 - OMG, será que teve outra abertura de portais? Nada contra, mas a GFB exagera às vezes...), não tenho nenhuma pérola de outros. Irei colocar as tosquices que eu escrevi ou pensei em escrever.

Eu não tinha o lápis que eles pediram para o preenchimento das questões. Lápis perto nº 2 (sim, era para ser engraçado, afinal, estava assim na folha de respostas), Acho que era para o lápis estar perto. Se fosse preto, nunca vi um lápis que escrevesse na cor preto (mas preto qualquer ser alfabetizado consegue escrever).

"Soluções a curto e longo prazo para os problemas da humanidade são incompatíveis entre si" = não tem jeito, eu amo a humanidade... isso quando era para eu escrever sobre "em defesa do meio ambiente"... acho que foi o calor naquela sala abafada, confundiu... xP

"É um jogo envolvendo desejos, poder e favores, onde as regras são alteradas a todo instante" = eu, sobre a mídia sendo manipulada(?) pelas pessoas detentoras de poder. A culpa não é da Globo, do SBT... é das pessoas que mandam eles dizerem isso ou aquilo... apenas marionetes... e quando alguém acha que está sendo manipulado culpa quem? A mídia... e esquece que a mídia também é controlada por pessoas com mais influências.

"Basta perceber mais os eventos a nossa volta que encontraremos a realidade" = eu estava morrendo de vontade de escrever verdade ao invés de realidade... e colocar entre parênteses depois: "mas nada é verdadeiro. tudo é permitido". A lógica e racionalidade venceram nesta frase extremamente tosca que merecia um zero. *Obs: era spbre o mesmo tema mencionado acima.

"O filho do paciente pergunta a você: Doutor, não há nada mais que se possa fazer?" A resposta que eu não dei, mas queria dar - sim, chame um médico.

"Você se deparou com alguma dificuldade ao responder à prova. Qual?" (D) Falta de motivação para fazer a prova.

Tinha mais, infelizmente as discursivas específicas eu respondi direto no cartão de respostas. A postagem foi mais para mostrar minha indignação (queria ter ficado terminando de ler o Harry Potter 7) com relação a isso tudo. Uma reforma na educação é necessária. O quanto antes. Eu prometo, que quando assumir o poder, irei acabar com essa palhaçada toda - o circo irá se transformar em teatro, um upgrade.

LK

Nenhum comentário: