quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Conceitos pré-estabelecidos.

 

Não vou falar sobre aquele preconceito que todos vivem falando... basicamente algo diferente, sobre como as pessoas julgam os outros sem conhecer todos os fatos, quase sempre sendo levados por discursos de alguém que julgam saber todas as verdades universais. Ilustrarei com fatos ocorridos comigo ontem e hoje.

 

 

Ontem.

Eu no carro com duas católicas. Não tinha como fugir, a não ser que eu me jogasse na BR, o que não era uma boa opção. Elas falando de milagres (eu estava conseguindo me segurar até aqui), depois começaram a falar de "espíritos"... ahhh como conseguem manter pessoas na ignorância por tanto tempo? Eu tentei fazer uma explanação sobre os corpos que possuimos, falei sobre casos onde vem um "espírito" em outra pessoa (elas insistiam que eram demônios). Não deu outra, começaram a olhar feio para mim. Fiquei quieta no meu canto.

Prosseguindo a conversa delas (e eu de ouvinte apenas) começaram a falar de feitiçaria. Sabe, da "macumba" mesmo... Disseram que tudo é coisa do demônio, tudo é ruim, não importa que eles digam que é algo bom sempre acaba machucando alguém, e que o-todo-poderoso-criador-do-universo-e-seu-único-filho-amém deus e jesus são as únicas salvações. Preferi não me meter na conversa. Tudo bem que eu não pratico feitiçaria, gosto de coisas mais high. Mas mesmo assim... a visão delas é extremamente restrita. Conheço pessoas que fazem isso e não são "do demo". Cada um com sua crença, não é porque você acha que o padre fulano de tal falou algo que é uma verdade universal.

Sinceramente, isto me irrita - lembra aquele texto Kalama Sutta... E eu tenho que ficar quieta, tudo para manter uma relação harmoniosa. Não posso falar meu ponto de vista, muito menos quem eu sou - "Olá, eu sou uma magista" (do chaos ainda por cima). Imagina o que elas diriam sobre alguns amigos psions: "Isso é coisa do demo! Mover coisas, ler as mentes, visão remota... vai de retro satanás!" Por isso prefiro me calar.

Uma outra observação interessante: uma delas falou que achava que a mãe dela era muito poderosa, tinha muita energia. Disse que a mãe vivia falando mal de um centro de umbanda, até que um dia veio um dos integrantes do centro para falar com ela o pq ela fazia isso. Segundo a garota, sua mãe, desde a porta de casa até o quintal repetia "Vai de retro satanás" constantemente. Disse que eles tiveram uma conversa tranquila, o homem disse que não faziam mal para ninguém por lá. E a garota disse que nunca aconteceu nada com a mãe dela depois daquilo, por causa da poderosa energia da mãe. Ahhh vontade de mandar a guria abrir os olhos..! Não desmerecendo ninguém, mas por favor... já ir julgando que outro quer fazer mal! Deixe cada um com suas crenças, nada de ir dizendo que tudo é coisa ruim. Magick é algo neutro, são as pessoas que usam como querem. Religião ou crença não indicam nada.

Sinceramente, é revoltante - pelo fato de eu ter que tolerar coisas assim TODO dia. Não quero me fazer de vítima, mas percebi que jamais poderei ser verdadeira com muitas pessoas simplesmente por esse temor de uma reação típica de ignorantes. Tenho soluções simples para o problema, no entanto meu lado bondoso me impede de modificar drasticamente a estrutura de pensamento de certas pessoas.

 

 

Hoje.

Ignorarei o fato de que disseram que sou uma pessoa com muita criatividade - quase beirando a loucura (não os culpo por não entenderem minhas palavras).

Agora não sei como puderam criticar de forma tão convicta a decisão de uma pessoa. Segunda-feira um professor havia dito que não queria viver mais que 50 anos. Hoje a discussão volta (sem o professor, só entre alunos) e falam que é algo horrível, que querem viver muito e não param de criticar as palavras dele. Então eu falo: eu não quero viver muito também, 45 anos está ótimo (ou menos). Olham para mim com um olhar recriminante. É uma escolha pessoal. Fui levada a tomar tal decisão porque eu sinto que será o necessário e depois as coisas não ficarão muito boas (e outros motivos mais). Engraçado, mas conheço outras pessoas que também tomaram tal decisão. E as apóio completamente.x]~

 

Engraçado como as pessoas tendem a julgar os outros visualizando apenas o seu ponto de vista. Esquecem que os outros possuem uma forma de pensar diferente, viveram experiências diferentes. Há uma certa tendência a ver todos como uma só pessoa, que deve aceitar e fazer todas as vontades da sociedade.

E todos esses conceitos do que é falso e verdadeiro são pré-estabelecidos - se você não aceitá-los terá que enfrentar as conseqüências. Não foi à toa que eu escolhi fazer o que pretendo fazer. O mundo precisa de um pouco de chaos saudável e diversão, as mesmas regras durante muito tempo sempre acabam enjoando.

 

Eu não ia colocar aqui, a tentação foi muito grande... lá vai uns trechos do Kalama Sutta:

 

"Não aceite não acredite em algo considerado verdadeiro somente porque tem sido transmitido e repetido por muitos anos. Essa ingenuidade é uma característica dos indivíduos desmiolados, "cabeças-de-vento".
Não acredite em algo apenas porque se tornou uma prática tradicional. Os indivíduos tendem a imitar aquilo que os outros realizam e a transmitir esse hábito adiante.
Não acredite em algo somente porque o orador parece ser confiável, devido talvez a sua credibilidade ou prestígio. As aparências externas e o real conhecimento interno de um indivíduo podem não ser idênticos."


Sei que eu tinha muito mais a comentar, hoje a tarde desenvolvi o post mentalmente de uma forma espetacular... no entanto tenho deveres a cumprir e como sempre tenho que deixar minha postagem incompleta, para os outros finalizarem minha (ou outra) linha de raciocínio. =]

 

LK

Nenhum comentário: